Os dress codes dos casamentos têm ficado cada vez mais específicos. Não apenas para mães, madrinhas e noivos, decidir a roupa para se usar em um casamento pode ser uma tarefa difícil também para as convidadas, que, muitas vezes, desejam sair do óbvio, mas sem fugir do que foi imposto pelo dress code escolhido.
Especialmente para as mulheres convidadas, o objetivo nos casamentos é se vestir bem, de forma que converse com o tema ou momento da cerimônia, porém sem tirar os holofotes da noiva. Em casamentos temáticos ou que seguem a paleta de cores da estação, por exemplo, essa missão pode ficar um pouco mais simples para algumas convidadas, já que possui uma ‘regra’ a ser seguida.
Ainda assim, o dress code pode ser visto como mais um gerador de dúvidas em muitas convidadas que sofrem com a indecisão. Para casamentos na primavera, a escolha óbvia é apostar nas flores, bem temáticas da estação. Porém como ter certeza de que a roupa une o melhor do dress code ao gosto pessoal de cada um e ao conforto?
Para ajudar a escolher o look ideal para os casamentos na primavera, aqui vão algumas dicas. Confira!
Tecido e tonalidade
A paleta de cores de um casamento é algo a se seguir como convidado. Caso essa estipulação não exista por parte dos noivos, uma aposta certeira pode ser optar por cores que casam com o local e com a estação da cerimônia.
Na primavera, muitos casamentos costumam acontecer em jardins e locais abertos com vegetação, já que a estação do ano e o clima colaboram para a beleza desses lugares. Por isso, cores vibrantes e tons terrosos são tonalidades mais indicadas, já que conversam bem com o verde dos gramados e remetem às cores das flores.
Para o tecido, o raciocínio é o mesmo. Caso a cerimônia ocorra durante o dia, como normalmente acontece em casamentos realizados em locais abertos, tecidos leves e naturalmente luminosos – como o cetim e a seda, por exemplo – são ideais.
As flores, como escolhas fáceis para a estação, também são uma ótima pedida para os casamentos na primavera. Além de temáticas, elas são adereços populares em diversos tipos de tecidos, formatos e cores, o que permite que cada convidado use sua criatividade e explore as diferentes opções disponíveis no mercado.
Conforto e simplicidade: aliados da elegância!
O minimalismo é uma das tendências crescentes dos últimos anos. No dress code de um casamento, ele se mostra através dos tecidos leves, dos penteados arrojados e da maquiagem leve e sutil. Seguir essa tendência não significa usar apenas cores neutras e vestidos lisos, mas, sim, sentir-se e mostrar-se confortável.
Penteados muito elaborados, vestidos de pedrarias, tecidos quentes e pesados e rostos carregados de maquiagem, especialmente em dias quentes de primavera, não são sinônimos de conforto para a maioria das pessoas. É importante pensar que, antes de mais nada, o casamento é uma celebração com família e amigos, e, por isso, se manter confortável deve ser prioridade para que a festa seja aproveitada.
Para isso, é possível imprimir estilo e personalidade na roupa e pensar nos detalhes para torná-la mais confortável. No momento de escolha do vestido, é importante pensar, por exemplo, qual sapato ele exige; qual tipo de sutiã será mais confortável e irá realçar a silhueta da roupa; quais acessórios poderiam combinar com a peça, entre outras questões.
Cada uma dessas dúvidas deve ser pensada com a finalidade de atingir a elegância, o conforto e o dress code do casamento, sem perder a personalidade e o estilo próprio que tornam o processo mais prazeroso.
Aqui você confere mais de 50 vestidos midi para convidadas e aqui ideias de vestidos para convidadas de casamento na praia.