A praticidade e versatilidade estão cada vez mais presentes nos looks de casamento
O vestido midi é um traje atemporal, mas nos últimos anos esteve bastante presente entre as tendências. Dito isso, passou a ser comum vê-lo em ocasiões como casamentos, muitas vezes escolhido pelas noivas para a união civil ou cerimônias diurnas, mas o destaque são as madrinhas, que estão cada vez mais optando por esse comprimento elegante e moderno.
Esse vestido consiste em um modelo que possui comprimento entre o joelho e a canela. Nesse sentido, midi se refere a médio ou meio-termo, ou seja, nem longo nem curto. O caimento midi foi introduzido por Coco Chanel na década de 1910, visando a praticidade, mas foi Christian Dior que o popularizou nos anos 50.
Créditos: iStock
Como essa se tornou uma tendência entre as madrinhas?
Atualmente, as pessoas sentem mais liberdade de serem autênticas nas escolhas para o casamento. Com isso, o estilo das roupas está sendo cada vez mais alternativo ao clássico e tradicional. Em relação aos vestidos da madrinha, geralmente o modelo já é totalmente definido pela noiva ou ela apenas indica uma paleta de cores e deixa livre a escolha do modelo.
A partir desse cenário, passou a ser muito comum os vestidos não serem sempre longos como antes. Além de trazer mais praticidade e leveza, o comprimento médio muitas vezes é escolhido na intenção de deixar apenas a noiva com o vestido longo, dando a ela o destaque neste dia tão especial.
Como usar o vestido midi?
A escolha de uma peça midi pode remeter a muitos estilos como romântico, sexy, retrô, moderno, entre outros, a depender da sua composição. A decisão do modelo pode partir da estética do casamento, ou do gosto da noiva e da convidada. Estampas florais, cores vivas e tecidos mais fluídos e leves são perfeitos para casamentos de dia, enquanto tecidos como acetinados, rendas e cores mais escuras podem cair muito bem em cerimônias noturnas.
Qualquer pessoa pode usar um vestido midi, entretanto, para as mais baixinhas, é necessário ter cautela para não ficar com aparência achatada. Para isso, recomenda-se que use sapatos mais próximos ao tom de pele e que o comprimento da saia deixe a maior parte das canelas à mostra.
Referências para estilo midi
Existem muitas referências para se inspirar na escolha do vestido; algumas são:
- Jennifer Grey:
A atriz protagonizou o filme Dirty Dancing, que inclusive é uma grande referência para as valsas de casamento. Durante a cena mais icônica da trama, ela usa um vestido midi rosa bebê que foi reproduzido por muitos fãs.
- Margot Robbie:
O filme inspirado na boneca Barbie foi uma febre; nele, a atriz que deu vida a personagem principal popularizou vários looks ao usar tanto na produção quanto em premiações e eventos, com uma pegada de “vestido de boneca”, que, além de rosa, normalmente são midi e passam uma imagem meiga e feminina.
- Jenna Ortega:
Além do icônico outfit preto e midi de Wandinha, a atriz também aparece com frequência em eventos usando vestidos nesse comprimento. Recentemente, foi muito elogiada no Emmy Awards por seu modelito midi e floral que usou no evento.
- Taylor Swift:
A cantora é bastante adepta ao estilo romântico e retrô, sendo frequentemente vista usando vestidos midi.
Existem muitas referências de vestido midi para se inspirar, mas as noivas e madrinhas podem usar e abusar da criatividade para criar o look do casamento ao seu gosto e estilo.